Ligue para Infinity +55 98 984984413

O que é a infraestrutura de TI?

A infraestrutura de tecnologia da informação (TI) são os componentes necessários para executar e gerenciar os ambientes de TI empresarial. É possível implantá-la em um sistema de cloud computing ou nas próprias instalações da organização.

Esses componentes incluem hardware, software e rede, além de um sistema operacional e armazenamento de dados. Todos eles são usados para fornecer serviços e soluções de TI. As soluções de infraestrutura de TI estão disponíveis como aplicações de software para download. Elas são executadas nos recursos de TI existentes, como armazenamento definido por software, ou como soluções online oferecidas por provedores de serviços , incluindo Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Quais são os componentes da infraestrutura de TI?

Hardware

Hardware inclui servidores, datacenters, computadores pessoais, roteadores, switches e outros dispositivos.

As instalações que abrigam, resfriam e fornecem energia aos datacenters também fazem parte da infraestrutura.

Software

Software refere-se às aplicações usadas pela empresa, como servidores web, sistemas de gerenciamento de conteúdo e o sistema operacional, como o Linux®. O sistema operacional é responsável por gerenciar o hardware e os recursos do sistema. Ele também conecta todos os recursos físicos e de software que executam tarefas.

Rede

Os componentes interconectados da rede possibilitam a comunicação, o gerenciamento e as operações de rede entre os sistemas internos e externos. A rede é formada pela conexão com a Internet, ativação da rede, firewalls e segurança, além de hardwares como roteadores, switches e cabos.

Tipos de infraestrutura de TI

Tradicional

Com a infraestrutura tradicional, a empresa abriga e gerencia nas próprias instalações todos os componentes, como datacenters, armazenamento de dados e outros dispositivos. Ela costuma ser vista como uma infraestrutura cara de se executar. Além disso, exige eletricidade, espaço físico e grandes quantidades de hardware, como servidores.

Nuvem

infraestrutura de nuvem são os componentes e os recursos necessários para a cloud computing. É possível criar uma nuvem privada por conta própria usando recursos dedicados à empresa. Se preferir, use uma nuvem pública alugando a infraestrutura de um provedor, como AlibabaAmazonGoogleIBM ou Microsoft. Além disso, ao incorporar gerenciamento, orquestração e portabilidade de cargas de trabalho em várias nuvens, você cria uma nuvem híbrida.

Hiperconvergente

Com a infraestrutura hiperconvergente, você gerencia seus recursos de computação, rede e armazenamento de dados por meio de uma única interface. Quando você tem armazenamento de dados e computação definida por software no mesmo pacote, é possível aceitar cargas de trabalho mais modernas com arquiteturas escaláveis em hardwares padrão do setor.

Gerenciamento da infraestrutura de TI

O gerenciamento da infraestrutura de TI é a coordenação de todos os recursos, sistemas, plataformas, funcionários e ambientes relacionados. Veja alguns dos tipos mais comuns de gerenciamento de infraestrutura de tecnologia:

  • Gerenciamento do sistema operacional: fornece controle sobre conteúdo, patches, provisionamento e subscrição para supervisionar os ambientes que executam o mesmo sistema operacional.
  • Gerenciamento da nuvem: fornece aos administradores de nuvem controle sobre tudo que está em execução em uma nuvem, como serviços, aplicações, dados e usuários finais. Isso é feito por meio do gerenciamento da recuperação de desastres, integração, uso e implantação de recursos.
  • Gerenciamento da virtualização: fornece uma interface entre os ambientes virtuais e o hardware físico subjacente para simplificar a administração de recursos, aprimorar as análises de dados e otimizar as operações.
  • Gerenciamento das operações de TI: também conhecida como o gerenciamento de processos de negócios, esta é a prática de modelagem, análise e otimização dos processos da empresa que costumam ser repetidos, contínuos ou previsíveis.
  • Automação da TI: cria instruções e processos reproduzíveis para substituir ou reduzir a interação humana com os sistemas de TI. Também conhecida como automação da infraestrutura.
  • Orquestração de containers: automatiza a implantação, gerenciamento, escala e rede dos containers.
  • Gerenciamento da configuração: mantém o software, servidores e sistemas do computador em um estado consistente pretendido.
  • Gerenciamento da API: distribui, controla e analisa as interfaces de programação de aplicações (APIs) que conectam aplicações e dados em empresas e nuvens.
  • Gerenciamento de riscos: identifica e avalia os riscos e, em seguida, cria planos para minimizá-los ou controlá-los, reduzindo os possíveis impactos.

Fonte: O que é a infraestrutura de TI? (redhat.com)

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *